O repositório digital Solos Maranhenses é um dispositivo que nasce com o intuito de ajudar na difusão de processos criativos que estejam interessados na informatização como suporte para criação em artes cênicas.
Partimos da elaboração de um repositório online de movimentos e gestos oriundos das danças populares maranhenses, como espaço destinado a difusão de coreografias e posterior registro de digitalização dos movimentos. Usamos como base narrativa, dançarinos/brincantes maranhenses oriundos das danças populares, que foram acompanhados ao longo de todo o processo de captação de movimentos por uma equipe de pesquisadores das artes cênicas e da informática .
Intencionamos com esse espaço online representando o processo de criação em artes cênicas a partir da proposição de uma expressão corporal em diálogo com uma expressividade decolonial e atenta às formas dramáticas brasileiras.
O repositório é resultado da pesquisa de pós-doutorado da professora Fernanda Areias de Oliveira, do Departamento de Artes Cênicas da UFMA. Em seu desenvolvimento contou com o apoio de pesquisadores do Laboratório de Informática Aplicada – Departamento de Informática e do Laboratório de Tecnologias Dramáticas- Departamento de Artes Cênicas, ambos localizados na Universidade Federal do Maranhão.
Solos Maranhenses reúne pesquisadores e brincantes que se organizam individualmente e coletivamente para difundir pesquisa e brincadeira no ritmo da toada. Sem a parceria dos mesmos esse repositório não seria possível.
Agradecemos imensamente as colaborações.