FLAVIA ANDRESA OLIVEIRA DE MENEZES
Flávia Andresa Oliveira de Menezes Doutoranda em Teatro pela UDESC, Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA), Especialista em Fundamentos da Voz (Unyleya), Especialista em Educação Inclusiva (Fac. Santa Fé),Especialista em Gestão Cultural (SENAC/RJ) graduada em Educação Artística, habilitação Artes Cênicas (UFMA). Atua nas áreas de pesquisa em estudos da voz e teatro, performances culturais, corpo, comicidade e pedagogia artes cênicas. Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão. Dentre as funções já desempenhadas estão: Chefe do Departamento de Artes Cênicas, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro, Coordenadora de Estágio, Coordenadora de Área do Pibid Teatro, Membro do CONSAD/UFMA, membro do NDE do Curso de Lic em Teatro. Atualmente é membro do Colegiado do Curso de Lic. em Teatro, supervisora de estágio e atua em disciplinas nas áreas de Voz, Expressão Corporal, Pedagogia do Teatro e Práticas Performativas da Cultura Brasileira. Coordena o Observatório de Estudos sobre Voz, onde desenvolve projeto de pesquisa de levantamento bibliométrico das publicações sobre voz em revistas acadêmicas nos últimos 10 anos. É vinculado ao Grupo de Pesquisa CENACORPO e ao Grupo de Pesquisa Máscaras Populares do Maranhão.
PESQUISA REALIZADA
A prática performativa dos caretas e dos brinquedos da reisada
Através de estudo sobre a reisada de Nazaré do Bruno, brincadeira do ciclo natalino. Faz um estudo eucinético e coreológico da gestualidade e da movimentação espacial dos brinquedos da reisada e destaca a forma como tais elementos são aprendidos. Aborda elementos históricos a respeito do culto aos reis magos, na Europa da Idade Média, posteriormente focando a Península Ibérica e o Brasil, dando enfoque as concepções dos participantes que residem no Povoado Nazaré do Bruno. Descreve a brincadeira situando seu período de acontecimento, a forma como acontece e os motivos que levam os indivíduos a dela participar. Deixa registro sobre a brincadeira e se caracteriza como contribuição para a corrente de estudo da etnocenologia.
Link de Acesso a Dissertação : ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: á prática performativa dos caretas e dos brinquedos da reisada