DOROTI FERREIRA MARTZ
PESQUISA REALIZADA
Doroti Ferreira Martz Atriz, performer e arte educadora que inicia sua carreira artística em 2008, com pesquisas em danças populares afrodispóricas. A partir disso, segue seus estudos junto ao Instituto Teatro Escola Brincante, desenvolvendo pesquisas em diversas matrizes das danças brasileiras. Pesquisou cantos tradicionais portugueses na região do Douro em Portugal através da mobilidade à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no curso de Licenciatura em Teatro, onde desenvolveu pesquisas sobre as danças populares maranhenses e estudos sobre performance. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa de Linguagem em Arte e Educação, no grupo Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Alik Wunder. Desenvolve pesquisas em danças afrodispóricas brasileiras, videoarte e performance.
PESQUISA REALIZADA
NA PISADA DO BRINCANTE: á dança do tambor de crioula maranhense e os cantos de trabalho portugueses como possibilidades corporais no processo de criação.
Esta pesquisa tem como objetivo a investigação dos elementos que compõe a dança da manifestação popular do Tambor de Crioula e os tipos de cantos presentes nos Cantos de Trabalho portugueses, com a intenção de destacar aspectos que influenciaram na construção corporal e cênica do trabalho da pesquisadora enquanto artista-criadora. No intuito de aproximar o universo da cultura popular ao campo teatral foram utilizados os estudos desenvolvidos por Eugênio Barba, acerca da técnica extracotidiana no trabalho do ator, inserida nos estudos de Jerzy Grotowski a partir dos conceitos de corpo-memória e voz, que possibilitam ao ator encontrar em seu corpo mecanismos que ativam a presença e a energia para o processo criativo. Dialogamos com as contribuições de Graziela Rodrigues com o método da anatomia simbólica para indicar as qualidades do corpo da dança do Tambor de Crioula para a cena. Assim, buscamos através do diálogo com os autores, fundamentar a pertinência do estudo em aproximar a cultura popular ao fazer teatral. Nesta pesquisa, utilizamos enquanto caminho metodológico a etnocenologia, que propõe o estudo das práticas espetaculares de forma a dar visibilidade aos sujeitos da pesquisa. A pesquisa foi realizada no Maranhão, no estudo do Tambor de Crioula, e em Portugal, no estudo dos cantos de trabalho contou com entrevistas realizadas por participantes das manifestações e pesquisadores. O estudo não busca ser conclusivo, no entanto espera-se apontar possibilidades de interação entre a cultura popular com o trabalho do ator.
Link de Acesso a Monografia: Na pisada do Brincante