JULIANA BITTENCOURT MANHÃES
Juliana Bittencourt Manhães Performer, brincante, dançarina, coreógrafa e pesquisadora. Professora Adjunta do Departamento de Interpretação do curso Atuação Cênica, da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO (2018). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, PPGAC/UNIRIO. Possui graduação em Educação artística, Licenciatura Plena em Teatro pela UNIRIO (2000). Mestrado em Artes Cênicas com a pesquisa Memórias de um corpo brincante: a brincadeira do cazumba no Bumba-Boi Maranhense (2009). Doutorado em Artes Cênicas na UNIRIO, com a linha de pesquisa Estudos da Performance e a tese Um convite à dança: Performances de Umbigada entre Brasil e Moçambique (2014), realizando o doutorado sanduíche pelo CNPQ em Moçambique, na Escola de Comunicação e artes na Universidade Eduardo Mondlane (ECA/UEM). Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: Laboratório Artes do Movimento, Laboratório NEPAA (Núcleo de Estudos de Performances Afro-Ameríndias), na Escola de Teatro. E na Pedagogia da UNIRIO, faz parte do grupo de pesquisa FRESTAS – Formação e ressignificação do educador do Núcleo Infância Arte e Natureza (NINA). Tem dois projetos de ensino: E coordena o projeto de extensão Coletivo Matuba: Manifestações Tradicionais Brasileiras – Criação, pesquisas e vivências do ritual e suas Contemporaneidades. Tem experiência na área das artes com teatro de rua, danças brasileiras afro-ameríndias, ciclo festivo popular brasileiro. Atua realizando preparação corporal e direção de movimento no teatro, na dança e na música com cantores e cantoras. Como artista e performer atua no teatro, na dança contemporânea e no universo da cultura tradicional brasileira e suas diásporas. Desde 2002 é brincante e coordenadora, do coletivo As Três Marias no Rio de Janeiro e desde 2000, brinca atuando de cazumba no Boi da Floresta em São Luís ? MA. Atualmente é vice-coordenadora do Curso de Atuação cênica (2020-2022) e coordenadora do NEPAA (2019-2022).
PESQUISA REALIZADA
MEMÓRIAS DE UM CORPO BRINCANTE: A BRINCADEIRA DO CAZUMBA NO BUMBA-BOI MARANHENSE
A brincadeira do cazumba dos bois da Baixada Maranhense constitui o principal objeto deste estudo. Fazendo uma reflexão sobre a sua movimentação e funções dentro da manifestação, agregando uma diversidade de sentidos sobre o personagem. Além de buscar significados sobre o uso de sua indumentária, bata, cofo e careta. Este trabalho procura identificar o que é um corpo brincante, festivo e fluido, onde o jogo e a espontaneidade trazem a marca da performance do cazumba, buscando contribuir para os estudos das culturas populares e sua relação com o corpo, ampliando possibilidades nos estudos do teatro, da dança e suas relações com as manifestações brasileiras. A principal fonte de pesquisa foi o Boi da Floresta, através do seu fundador mestre Apolônio Melônio e o mestre cazumba e artesão Abel Teixeira, além de depoimentos de cazumbas da Baixada.
Link de Acesso a Dissertação: MEMÓRIAS DE UM CORPO BRINCANTE
Link de Acesso a Tese: PERFORMANCES DE UMBIGADA ENTRE BRASIL E MOÇAMBIQUE