Pular para o conteúdo

LAUANDE AIRES CUTRIM

Lauande Aires Cutrim Ator, dramaturgo, diretor e compositor. Graduado em teatro Licenciatura e mestre em Artes Cênicas – UFMA, onde desenvolveu a pesquisa “O ator brincante: um brinquedo-treinamento nos passos do boi”. Seus principais espetáculos “O Miolo da Estória” (2010), “A Carroça é Nossa” (2013) e “Atenas: mutucas, boi e Body”(2017) participaram de grandes projetos nacionais de circulação por todo o país, destacando-se por terem sido elaborados a partir dos elementos narrativos, visuais, sonoros e corporais presentes no bumba meu boi do Maranhão. Dirigiu e escreveu radionovelas e fez as composições e direção artística do disco Pé de Tamarino. É autor do livro “Entre o Chão e o Tablado: a invenção de um dramaturgo” (2012) obra que reúne 04 textos de sua autoria, processos de criações e montagens. Tem atuação em longametragens de ficção e produção de roteiro. É integrante dos grupos Santa Ignorância Cia de Artes e Xama Teatro.

PESQUISA REALIZADA

O ATOR BRINCANTE: um brinquedo-treinamento nos passos do boi

O estudo tem por objetivo refletir acerca dos procedimentos de treinamento de ator e criação de espetáculos desenvolvidos no âmbito da Santa Ignorância Cia. de Artes, em São Luís (MA) entre 2009 e 2019, a partir das corporeidades dos brincantes de bumba meu boi. Está estruturado de acordo com seis principais partes do enredo da brincadeira e articula suas formulações tomando por referência conceituações teóricas, cadernos de montagem do período correspondente, entrevista com os atores brincantes envolvidos e registro audiovisual de demonstração técnica. Seguindo um trajeto qualitativo de natureza etnocenológica, o sujeito pesquisador apresenta suas implicações com a brincadeira e com o boi, contextualizando seu terreiro na perspectiva do brincante, do ator e do ator brincante. Toma os cinco elementos da experiência em Turner (2015) como mediador das etapas procedimentais denominadas por brinquedo-treinamento que se constituíram em: aprendizado de danças em diferentes sotaques; a utilização do ritmo e suas variações como formas de acesso às imagens interiores; a construção e desconstrução de matrizes físicas para a dramaturgia do ator; a organização de jogos, treinamentos brincadeiras (brinquedos-treinamento) que se levantaram ao longo dos anos e possibilitam a sua expressão em performance. Com base em revelações processuais originadas no teatro de grupo, este estudo propõe passos objetivos aos que desejam trilhar os caminhos do treinamento do ator na perspectiva das técnicas codificadas pelas manifestações da cultura popular, destacando-se pela proposta decolonial de um alfabeto corporal brasileiro experimentado no Maranhão.

Link de acesso a Dissertação: O ATOR BRINCANTE: um brinquedo-treinamento nos passos do boi

Link de Acesso a Monografia : O ATOR BRINCANTE NOS PASSOS DO BOI

Entrevista