Léo Alves
Léo Alves nasceu em 06/06/1984 em São José de Ribamar – MA, e desde cedo teve sua vida influenciada pela arte e cultura em especial a do seu estado. Quando criança, teve seu primeiro encontro com o bumba-meu boi do Maranhão, em uma manhã de São Pedro, na paradisíaca Praia de Panaquatira, lugar onde viveu sua infância e reside atualmente.
Se tornou brincante das rodas de bumba-meu-boi desde 1996 quando ocorreu a fundação da Associação do Boi de Panaquatira, e até hoje é colaborador dessa e de outras agremiações folclóricas e para-folclóricas da grande São Luís, tais como; Grupo Lamparina, Cia Encantar e Grupo Batuques do Maranhão.
Foi um jovem atuante em sua escola e igreja de seu bairro, quando nas comemorações juninas e natalinas, sempre era cotado para se integrar ao elenco dos autos que eram encenados. Logo no término do Ensino Médio (2001) participou do seu primeiro espetáculo profissional, subindo aos palcos do Teatro Alcione Nazareth, para executar as funcões de bonequeiro e dançarino do espetáculo “Histórias de Ana Jansen na Visão do Mamulengo” (texto de Joana Bittencourt) da Cia Betto Bittencourt, e desde então, é integrante da SACBB.
Participou como preparador de atores em algumas montagens da “Santa Ignorância – Cia de Artes” onde tambem atuou como instrutor nas Oficinas: “O ator brincante nos passos do boi” durante e execução do Projeto de Circulação Nacional: Palco Giratório
MÚSICA
Guarnece meu batalhão – Bumba-meu-boi de Ribamar (https://open.spotify.com/track/3aUGy6O9Ag77Km2hN8Xjso?si=39695ba7dc734e45 )